Medcarreira

Quanto ganha um Médico Emergencista

Salário médio Medicina de Emergência:
R$ 9.145,25

Distribuição de Salários

O que é Medicina de Emergência?

Medicina de Emergência é a especialidade médica que se concentra no tratamento imediato e estabilização de pacientes com condições clínicas agudas ou life-threatening, visando aliviar sofrimento, estabilizar o quadro clínico e, quando necessário, encaminhar para continuidade do tratamento em unidades hospitalares.

O que faz um Médico Emergencista?

Um profissional médico especializado em Medicina de Emergência ou Medicina de Urgência é responsável por several aspectos críticos no atendimento a pacientes em situações de emergência. Here are the key responsibilities and areas of focus:

Diagnóstico e Tratamento

  • Eles lidam com o diagnóstico e o tratamento de pacientes em situações críticas e emergenciais, incluindo doenças agudas e lesões que requerem atendimento imediato.

Estabilização do Paciente

  • O foco é estabilizar o quadro clínico do paciente para posteriormente direcioná-lo a um hospital para continuidade do tratamento. Isso inclui procedimentos de reanimação, intubação e outras intervenções necessárias para manter a estabilidade do paciente.

Gestão de Situações Urgentes

  • A especialidade abrange os conhecimentos e competências necessárias à prevenção, diagnóstico, tratamento imediato e gestão de aspectos urgentes, incluindo a aplicação de protocolos específicos como o Protocolo IAM (Infarto Agudo Miocárdio) para agilizar o atendimento.

Acolhimento e Empatia

  • Além do aspecto técnico, é fundamental ter sensibilidade, saber ouvir o paciente e sua família, e proporcionar acolhimento e empatia, especialmente em situações onde os pacientes estão passando pelo pior dia de suas vidas.

Atendimento Diversificado

  • Esses profissionais atendem pacientes de todas as idades e condições, desde crianças até idosos, e lidam com uma ampla gama de condições médicas emergenciais.

Em resumo, a Medicina de Emergência envolve a capacidade de diagnosticar, tratar e estabilizar pacientes em situações críticas, com um enfoque na rapidez, eficiência e humanização do cuidado.

Como é a carreira?

Formato de Contratação

  • Os médicos de Medicina de Emergência podem ser contratados sob diferentes formatos, incluindo vínculo CLT, regime de plantonista ou rotineiro. Por exemplo, o Hospital Moinhos de Vento oferece contratações em vínculo CLT com escalas a combinar.
  • Outros formatos incluem plantões de 24 horas em dias fixos da semana, como mencionado em uma oportunidade de emprego em Rondonópolis, MT.

Tipo de Empresa

  • Médicos de Medicina de Emergência geralmente trabalham em hospitais, unidades de emergência e serviços de saúde pública ou privada. Exemplos incluem hospitais como o Hospital Moinhos de Vento e a Rede D’Or São Luiz.
  • Também podem trabalhar em serviços pré-hospitalares e regulação médica.

Formação

  • A formação básica requer uma graduação em Medicina em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) ou Conselho Federal de Medicina.
  • Para se especializar em Medicina de Emergência, é necessário completar um Programa de Residência Médica em Medicina de Emergência, que dura geralmente 3 anos. Esses programas abrangem various domínios como ressuscitação cardio-pulmonar-cerebral, diagnóstico, controle de doenças agudas ou crônicas, intervenções terapêuticas, procedimentos práticos, e outros aspectos específicos da emergência.
  • Após a residência, os médicos emergencistas estão capacitados para atuar em várias áreas, incluindo medicina de emergência adulto, pediátrica, intensiva, ultrassonografia point of care, e outras especializações relacionadas à emergência.